terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nota introdutória...

«Saber ler é tão difícil como saber escrever.»
António Lobo Antunes

 À primeira vista a afirmação citada pode estranhar. Enquanto a maioria das pessoas que pelo menos uma vez na vida tiveram de escrever uma coisa à sério serão de acordo que escrever não é nada fácil, agora a leitura, por sua vez, parece a todos muito menos exigente. Contudo, esta frase de António Lobo Antunes é para a autora deste modesto blogue recém-nascido profundamente verdadeira. Para ler, mas ler de maneira consciente e apropriada, e não automática, é preciso ter uma sabedoria e habilidade, bem como certa prática. 

Este blogue surgiu como um modo de aproveitar, aprofundar e ampliar o conhecimento ganho durante as aulas de Tendências Actuais na Literatura Portuguesa. Por isso, é claro que vai tratar da literatura portuguesa contemporânea, tendo como base o programa da disciplina. O blogue constitui também o exercício de escrever, já que o Professor ultimamente tem falado muito sobre a importância da regularidade e da prática  na escrita. Porém, para a autora deste blogue, que se afirma ser uma leitora-amadora (no sentido ambíguo da palavra) ainda nos princípios do seu caminho da aprendizagem e aperfeiçoamento da sua leitura, é tanto a medida para aprender a escrever, como também o meio de aprender a ler.

Com esperança sincera de conseguir alcançar os seus alvos, desejando a si mesma boa sorte e aos potenciais leitores (se houverem) boa leitura, subscreve-se abaixo,

sempre humilde,
Leitora

3 comentários:

  1. É uma bonita forma de começar, sim senhora. Mas o que queres dizer com a parte "aprendiz da arte de erudição superficial". Porquê "erudição superficial"?

    ResponderEliminar
  2. Tem a ver com a citação de Pessoa - «A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.»

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar